TPM: exercício e alimentação adequada amenizam os sintomas

Boa parte das mulheres passam por um período complicado na fase da tensão pré-menstrual (TPM). Os sintomas são muitos e variam de pessoa para pessoa: irritabilidade; apatia; dores de cabeça, nas costas e nos seios; ansiedade; tristeza profunda; vontade de comer o que vê pela frente; cólicas; compulsão por doces; inchaço na barriga e nas pernas; querer se trancar no quarto e não falar com ninguém.
A boa notícia é que é possível combater – ou amenizar- os efeitos da TPM com a dupla exercícios físicos e alimentação correta.
🏃🏽‍♂Nadar, pedalar, correr, fazer exercícios de força, pilates, alongar, dançar etc vai ajudar a amenizar os efeitos da TPM. Isso acontece, principalmente, porque se exercitar estimula a produção de endorfina – hormônio ligado à sensação de bem-estar. Praticar atividades físicas aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, além de diminuir a ansiedade.
🍽 Alguns nutrientes são especialmente necessários nesse período para combater efeitos indesejados. O ômega 3 – presente em peixes e linhaça -, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, reduzindo as cólicas e a retenção de líquidos. O cromo – encontrado em alimentos integrais – reduz a compulsão por doces e a vitamina B6 melhora o padrão de sono e o humor. Já o chocolate meio amargo – assim como as atividades físicas – libera endorfinas e auxilia no relaxamento.

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