Treinar no calor é bom, mas exige cuidados

Que calorzinho bom! Há quem diga que o verão é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, muita gente sente mais disposição em praticar exercícios físicos nos dias mais quentes, luminosos e longos desta estação do que nos dias frios.
Exercitar-se no calor não tem nenhuma contraindicação, mas é preciso atenção para que a saúde não seja afetada pelos excessos.
Saiba quais cuidados tomar ao praticar atividades físicas em dias muito quentes:
☀ ÁGUA, ÁGUA, ÁGUA! Hidratação é a palavra-chave para evitar problemas no calor. No verão, o corpo sua mais, e, consequentemente, perde mais água. Não espere sentir sede para ingerir líquidos. Beba água, sucos, chás não diuréticos e água de coco ao longo do dia.
☀ ROUPAS FRESCAS. Use peças de tecidos leves, como algodão, que absorvem mais rapidamente o suor. Evite materiais sintéticos.
☀ ALONGUE-SE. Temperaturas altas não são suficientes para aquecer o corpo. É fundamental realizar aquecimento e alongamento antes e depois da atividade física para prevenir lesões.
☀ DIMINUA, MAS NÃO PARE. Se você está de férias, não há problemas em diminuir a intensidade da atividade que costuma fazer cotidianamente. Mas é importante não parar totalmente para não sentir um desconforto grande depois.
☀ ALIMENTE-SE. Não pratique atividade física em jejum. Há um grande risco de hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue), trazendo mal-estar, tontura, diminuição do rendimento físico e queima da massa muscular.
☀ CARBOIDRATOS ANTES. Antes do treino, priorize os carboidratos na alimentação, principais fontes de energia. Banana com aveia e canela, batata doce, pães integrais com queijo branco, açaí com granola e suco de beterraba e melancia batido com quinoa são sugestões.
☀ PROTEÍNAS DEPOIS. Depois dos exercícios, prefira alimentos à base de proteína, que garantem melhor recuperação muscular, como frango ou omelete.

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