25 de janeiro, aniversário de SP: nossa cidade é sustentável

Segundo 97% dos cientistas, as mudanças do clima acontecem e são aceleradas pelas ações humanas.
Para reverter o quadro, temos de olhar primeiro para as cidades. Para a nossa cidade. As mudanças começam em escala local, mas podem chegar a transformar todo o país.
Mas não pense que tudo depende do poder público. Pequenas, médias e grandes empresas, além de instituições, comunidades e cidadãos, devem contribuir com o processo.
Veja o que você pode fazer para presentear São Paulo, ajudando a torná-la uma cidade sustentável:
✅ CAMINHE E PEDALE. Nos horários de congestionamento, pode-se chega-se mais rápido a pé do que de carro. A bicicleta é uma alternativa de transporte veloz e que não polui. Além disso, as duas alternativas de deslocamento fazem bem à saúde. Se não der para se locomover assim, dê preferência ao transporte público, dê ou pegue carona.
✅ ATENÇÃO AO LIXO. No chão não! Destine corretamente seus resíduos.
✅ ECONOMIZE ÁGUA. Diminua o tempo dos banhos, feche a torneira enquanto escova os dentes, use regador em vez de mangueira, varra a calçada em vez de lavá-la.
✅ DESPLUGUE. Tire os eletrodomésticos da tomada enquanto estão desligados e evite deixar equipamentos no modo “standby”, que ainda significa consumo. Prefira eletrodomésticos economizadores de energia.
✅ TENHA PLANTAS. Nos jardins, nos quintais, nas sacadas, na calçada, na sala do apartamento, no hall do prédio. Plantas significam mais qualidade no ar e menos poluição. Podem ainda significar alimentos frescos para quem mantém pequenas hortas em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *